domingo, 14 de novembro de 2010

A PREPARAÇÃO






Uma pequena oficina dedicada foi montada para a preparação do Del Rey em suas viagens.
100% da preparação do carro é feita nesta oficina pelas mãos dos proprietários. Isso faz com que o veículo seja melhor conhecido por quem o usa, além de um carinho todo especial que uma oficina contratada não poderia oferecer.




Até mesmo o motor foi retirado e inteiramente reconstruído nesta oficina.




KIT DE SOBREVIVÊNCIA


Um kit com ferramentas e peças sobressalentes, cada vez mais completo, foi incorporado à bagagem da viagem, para uma eventual pane em lugares sem recursos.







KIT ARGENTINO




Uma completa adequação à legislação argentina e chilena foi providenciada para evitar problemas com a polícia caminera.


Cambão Telescópico - Ítem obrigatório nas estradas argentinas




Carta Verde - Seguro contra terceiros obrigatório em países do Mercosul



PID - Permissão Internacional para Dirigir


   É recomendável a emissão da PID, uma vez que nem todos os países permitem que se dirija com a carteira de habilitação de seu país, o Chile é um deles. Além do que o documento vem com as informações em várias línguas, facilitando a comunicação com autoridades estrangeiras.









Virou uma grande obsessão. Antes de toda viagem o Del Rey passa por uma revisão completa, porém para este projeto algo mais acontecerá:

1. Desmontagem e análise do eixo traseiro.
Não apresenta atualmente nenhuma irregularidade, porém por tratar-se de um veículo com aproximadamente 400.000Km rodados, é necessária a inspeção de possíveis descontinuidades do eixo traseiro. Nesta análise serão verificadas deformidades geométricas e possíveis trincas através de ensaios como líquido penetrante.


2. Reparo das suspensões.
Troca e revisão de todos os ítens relativos às suspensões como: bandejas, pivos, terminais de direção, amortecedores, etc.











3. Revisão completa do sistema de freios com troca de componentes e substituição de fluido de freio DOT3 para DOT4, este último com maior ponto de ebulição.

4. Substituição de rolamentos de rodas.



5. Substituição de juntas homocinéticas e trizetas.


6. Revisão e limpeza de tanque e linha de combustível.

Informações mais detalhadas sobre a manutenção/conservação do Del Rey podem ser vistas no link http://blogdocoronado.blogspot.com.br/2008/03/motor-foradecorrente-de-um-incmodo.html 

BAÚ 
   Projetado pelo Rapha e construído por meu pai, um baú inteiramente confeccionado com placas de alumínio vai ser a "mochila" do Del Rey nesta viagem para transportar os quase 40 quilos de peças, ferramentas e um segundo espete sobre o teto. Teria sido muito mais fácil comprar um pronto em fibra de vidro, por isso mesmo não o fizemos.
   Uma pequena viagem de 440Kms já foi feita com ele e além de um pequeno ruído do vento (esperávamos que fosse mais) e um aumento no consumo de 13 para 12 Km/l devido à perda aerodinâmica, tudo correu bem o que nos faz imaginar  que não forçaremos de mais o Del Rey nos 9.500Kms de viagem.
     

DE PERNAS PRO AR
   A menos de um mês de nossa partida o Del Rey volta a ficar sobre cavaletes para verificação de todo o sistema de suspensão e freios. Afinal, depois da última troca destes e muitos outros componentes, já foram mais de 10.000Kms e no mínimo um reaperto geral será necessário. Também não serão esquecidas as trocas de velas, cabos, tampa de distribuição, rotor e todos os filtros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário